Apesar da aplicação estar funcionando isso não significa que temos um bom código criado. O código atual possui diversas responsabilidades, como por exemplo, a validação dos dados, a persistência dos dados e a exibição dos dados. Isso é um problema, pois dificulta a manutenção e a evolução da aplicação. Além de que, quando trabalhamos com código trabalhamos em equipe, ou seja, outras pessoas precisarão entender o código e fazer alterações. Por isso, é importante que o código seja bem organizado e cada parte do código tenha sua responsabilidade bem definida.
A primeira parte é com relação ao Controller criado. Atualmente ele tem muitas responsabilidades. Ele está responsável por manipular a fonte de dados da aplicação - a lista de produtos, receber as requisições e enviar os dados para a visão. Isso é um problema grave.
A primeira modificação importante é que a manipulação da fonte de dados não deve ser realizada pelo controlador. Por enquanto nossa fonte de dados é apenas uma lista, mas em uma aplicação real a fonte de dados pode ser um banco de dados, um arquivo, uma API, etc. Por isso, é importante que a manipulação da fonte de dados seja realizada por uma camada específica para isso. Essa camada é chamada de repositório.
O repositório é uma classe que possui a responsabilidade de manipular a fonte de dados da aplicação. Para isso, ele possui métodos para adicionar, remover, atualizar e buscar os dados. Esses métodos são conhecidos pelo acrônimo CRUD de Create, Read, Update e Delete.
Não esqueça: O repositório é o responsável por realizar as operações CRUD na fonte de dados da aplicação.
Para criar o repositório, crie uma nova classe chamada ProductRepository
. Aproveite para separar os diferentes tipos de arquivos em suas respectivas pastas. Crie o repositório dentro de uma pasta repository
.
Essa classe deve possuir um atributo privado do tipo List<Product>
que será a fonte de dados da aplicação. Além disso, a classe deve possuir os métodos CRUD para manipular os objetos dessa lista.
No total foram criados 5 métodos. O método findAll
retorna todos os produtos da lista. O método save
adiciona um novo produto na lista. O método update
atualiza um produto existente na lista. O método delete
remove um produto da lista. E o método findById
busca um produto pelo seu id. Perceba que toda a manipulação da lista é feita dentro do repositório. O controlador não precisa e nem deve se preocupar com isso.
Agora que o repositório foi criado, é necessário utilizá-lo no controlador. Para isso, é necessário criar um atributo do tipo ProductRepository
no controlador e inicializá-lo no construtor. Além disso, é necessário alterar os métodos do controlador para que eles utilizem o repositório para manipular a fonte de dados.
Três grandes modificações foram feitas no controlador. Primeiramente foi criado o atributo productRepository
que é inicializado no construtor. Depois, todos os métodos que manipulavam a lista de produtos foram alterados para que utilizem os métodos implementados no repositório. Por fim o método findProductById
foi movido para o repositório. Perceba que o controlador ficou mais simples e com menos responsabilidades.
O controlador não deve se preocupar com a manipulação da fonte de dados. Ele deve ser responsável apenas por receber as requisições e enviar os dados para a visão.
Por fim teste a aplicação e certifique-se que ela continua funcionando.