O Spring Boot é uma ferramenta que facilita e agiliza o desenvolvimento de aplicações Web com o Spring Framework. O Spring é um framework bastante conhecido na comunidade Java, de software livre, que tem como ojetivo facilitar a construção de aplicações.
A ideia original do Spring era facilitar o desenvolvimento de aplicações, porém o spring por si só ainda era complicado pois exigia muitas configurações e eis que nasce então um novo projeto, o Spring Boot. Com esse projeto, o time do Spring conseguiu simplificar ainda mais o desenvolvimento de aplicações, pois ele já vem com várias configurações prontas para que o desenvolvedor não precise se preocupar com elas.
Para começar a trabalhar com o Spring Boot e consequentemente o framework Spring é necessário ter os programas Java, Maven e uma IDE instalados no sistema. Caso ainda não tenha o ambiente pronto, você pode seguir os passos do artigo Preprando o ambiente para o Spring.
Para iniciar um projeto com o Spring Boot, vamos utilizar o Spring Initializr. Esta ferramenta permite criar um projeto Spring Boot com apenas algumas configurações. É possível utilizá-la diretamente pelo site ou integrada ao VSCode, para isso você precisará do plugin Spring Boot Extension Pack instalado confomre mostrado na imagem a seguir.
Para criar um projeto será necessário fazer algumas configurações inicias, sendo elas o tipo de projeto, a linguagem, a versão do Spring Boot, o nome do projeto, o nome do pacote e as dependências. A seguir são listadas as configurações e as recomendações para cada uma delas - a ordem vai ser diferente entre o site e o VSCode, mas o resultado será o mesmo.
Com exceção da descrição, os nomes não devem conter letras maiúsculas, espaços ou caracteres especiais e as palavras devem ser separadas com hífen.
Após a geração do projeto, será feito o download de um arquivo compactado com o nome do projeto. Descompacte o arquivo e abra a pasta no VSCode.
Vamos dar uma olhada na estrutura típica de um projeto Spring Boot:
src/main/java/{group}/{artifact}
: O caminho das pastas segue o definido em Grupo e Artefato. Esta pasta contém o código fonte da aplicação e já vem com o arquivo de entrada da aplicação.src/main/resources
: Armazena recursos, como arquivos de configuração, templates (HTML) e arquivos estáticos (CSS, JavaScript).src/test
: Contém testes de unidade.pom.xml
: Arquivo de configuração de build que lista as dependências e configurações do projeto.Para rodar a aplicação, basta executar o comando mvn spring-boot:run
no terminal do VSCode. Caso sua instalação do Maven esteja correta, o projeto será compilado e gerado na pasta target
. Se por algum motivo seu maven não estiver corretamente configurado no VSCode, você pode executar o comando mvnw spring-boot:run
que utilizará o Maven Wrapper para compilar e executar o projeto.
Como o código é compilado e vai ser necessário rodar o projeto diversas vezes durante seu desenvolvimento, o comando clean
pode ser utilizado para limpar o projeto antes de compilar. O comando mvn clean spring-boot:run
ou mvnw clean spring-boot:run
pode ser utilizado para isso.